O que é Social Selling?

Social Selling é o processo de desenvolvimento de relacionamentos como parte do processo de vendas. Isso normalmente ocorre através de redes sociais como o LinkedIn , Twitter , Facebook e Youtube. O Social Selling é normalmente utilizado pela equipe de vendas e marketing e serve para se conectar com clientes potenciais, qualificar contato, criar e trabalhar o relacionamento com o consumidor antes de partir para a venda final. A consequência disso é uma venda mais assertiva e com melhores resultados.

Segundo pesquisa divulgada pelo LinkedIn, 78% dos Social Sellers vendem mais, em comparação com colegas que não usam mídia social e 51% dos profissionais que utilizam o Social Selling tem mais chances de bater suas metas que os que não utilizam.

Aumentando Vendas e Fidelizando Clientes

O Social Selling tem foco em três pontas nas redes sociais: encontrar o público-alvo, criar relacionamento e engajar.

Para encontrar o público certo você precisa criar um bom network e utilizar o network social da sua empresa para encontrar dentro dele quem são os responsáveis pela tomada de decisão.

Para criar relacionamento é preciso se concentrar em pessoas reais, em criar relacionamentos online inteligentes, para com isso descobrir insigths sociais. Para tanto, visite blogs, dê um retweet, participe de grupos de discussão no Linkedin, mas não venda. Crie conexões.

Engaje a equipe de vendas com outras plataformas de elaboração de receitas e resultados, como um CRM.  Registre tudo para que seja feito um acompanhamento dos progressos nos funis de vendas e a partir dai, será possível atribuir valores e definir resultados esperados.

Mas como eu faço tudo isso?

É apenas uma questão de manter relacionamento e partilhar conteúdos. O conteúdo conta histórias, e você pode aproveitar esse potencial de impacto emocional para apoiar e reforçar seus esforços de vendas. De acordo com o LinkedIn , 92% dos compradores de B2B se envolvem mais com os profissionais de vendas se eles são influenciadores e líderes da indústria e não se esqueça de:

1. Identificar seu alvo, e que plataformas de mídia social que eles usam.

2. Criar uma marca profissional. Você precisa ser tanto experiente quanto acessível.

3. Criar conteúdo original bem como conteúdo complementar e partilhe de outras fontes confiáveis para afirmar a sua credibilidade.

4. Envolver com o seu público posicionando-se como um perito da indústria e interagindo com o seu publico-alvo.

Tenha em mente que seus clientes potenciais gostam de ver que você entende do assunto, fornecendo conteúdo relevante que os ajudem com o seu negócio. Demonstrar conhecimento e partilhar opiniões é uma ótima maneira de se destacar como uma fonte confiável.

Fonte: http://www.forbes.com/sites/propointgraphics/