O que é OTIF?

OTIF, sigla para “On Time In Full” (em português, “Dentro do Prazo e Completo”), é um indicador-chave de desempenho logístico (KPI). Ele mede a eficiência e a qualidade das entregas de uma empresa, garantindo que os produtos sejam entregues no prazo estipulado e em sua totalidade.

OTIF no Dynamics F&O

No Dynamics 365 for Finance and Operations (D365 F&O), o OTIF é monitorado através da funcionalidade “Fornecer Avaliação de Risco”. Esta ferramenta no Microsoft Dynamics 365 Supply Chain Management permite identificar riscos associados aos fornecedores, possibilitando ações preventivas para evitar interrupções na cadeia de suprimentos.

Com essa funcionalidade, é possível controlar produtos e fornecedores que não atendem aos critérios de OTIF dentro de um prazo pré-definido. Isso inclui a identificação de entregas fora do prazo, incompletas ou confirmadas tardiamente, permitindo uma gestão mais eficiente e proativa dos riscos logísticos.

Produtos Não OTIF

Fornecedores não OTIF

Também é possível monitorar linhas e ordens de compra que foram confirmadas tardiamente pelo fornecedor, entregas fora do prazo, entregas incompletas e entregas que foram realizadas de forma completa e no prazo.

Confirmadas tardiamente

Linhas de ordem de compra que foram confirmadas tardiamente pelo fornecedor referem-se àquelas em que a confirmação da entrega ocorreu após a data de recebimento solicitada. Isso pode causar atrasos no processo logístico e impactar negativamente a eficiência da cadeia de suprimentos.

Entregas fora do prazo

Linhas de ordem de compra que não foram entregues no prazo (OT) referem-se àquelas em que a entrega ocorreu após a data estipulada. Isso pode resultar em atrasos no processo logístico e impactar negativamente a eficiência da cadeia de suprimentos.

Entregas incompletas

Linhas de ordem de compra com entregas incompletas (IF) referem-se àquelas em que a entrega não foi realizada na totalidade. Isso pode resultar em falta de produtos necessários e impactar negativamente a eficiência da cadeia de suprimentos.

NÃO OTIF

Referem-se àquelas em que a entrega não ocorreu dentro do prazo estipulado e/ou não foi realizada na sua totalidade. Isso pode resultar em falta de produtos necessários e impactar negativamente a eficiência da cadeia de suprimentos.

Na opção “Produtos de Origem Única”, é possível monitorar itens do pedido planejado que são atribuídos a apenas um fornecedor. Esses itens podem representar um risco aumentado, pois a dependência de um único fornecedor pode levar a interrupções na cadeia de suprimentos caso ocorra algum problema com esse fornecedor.

Configurando o Fornecer avaliação de risco

Para o funcionamento adequado do relatório, é necessário definir as seguintes taxas:

  • Taxa de Aceitação da Data de Recebimento Solicitada
  • Taxa de Entrega Completa
  • Taxa de Entrega no Prazo
  • Taxa de Entrega Completa no Prazo

Cada uma dessas métricas é calculada como uma taxa dentro do escopo relevante da análise. Defina as taxas que você considera um risco para o seu negócio. Por padrão, cada limite de taxa é definido como 96%.

A porcentagem de cada parâmetro é definida em quantidade. Por exemplo, se a taxa de entrega completa está definida em 85%, e a taxa de entrega das ordens das linhas da ordem de compra é menor que 85% no período selecionado, a avaliação de risco apontará que está abaixo dos parâmetros e regras da empresa.

Como utilizar os parâmetros no relatório

A porcentagem de cada parâmetro é definida em termos quantitativos. Por exemplo, se a taxa de entrega completa está definida em 85%, e a taxa de entrega das ordens das linhas da ordem de compra é menor que 85% no período selecionado, a avaliação de risco indicará que está abaixo dos parâmetros e regras estabelecidos pela empresa.

Benefícios para utilização da análise de risco

A análise de risco baseada no OTIF oferece diversos benefícios para as empresas:

  • Identificação de problemas: O OTIF ajuda a identificar gargalos e falta de matérias, permitindo uma resposta rápida e eficaz.
  • Redução de custos: Melhorar o desempenho no OTIF pode reduzir custos, como os associados a retrabalhos e atrasos.
  • Melhoria dos prazos: O OTIF contribui para a melhoria dos prazos de entrega, garantindo que os produtos cheguem na data necessária.
  • Antecipação de problemas: Monitorar o fluxo logístico com o OTIF permite antecipar problemas antes que eles causem interrupções significativas.
  • Melhoria de processos: O OTIF ajuda a identificar falhas nos processos e a implementar ajustes necessários.
  • Qualificar os fornecedores: Utilizar o OTIF possibilita qualificar e destacar os melhores fornecedores, promovendo parcerias mais eficazes.
João Paulo Urbinatti é formado em Engenharia de Produção e possui MBA em Gestão de Projetos. Há 5 anos atua como Consultor Funcional do Microsoft Dynamics 365 for Finance and Operations na Pentare.

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