Empresas líderes revelam a capacidade de combinar engenhosidade humana com inteligência artificial

Pentare - Consultoria em Tecnologia

Empresas líderes revelam a capacidade de combinar engenhosidade humana com Inteligência Artificial

* Por Dra. Rohini Srivathsa, Diretora Nacional de Tecnologia, Microsoft Índia

Enquanto buscamos recuperar e reimaginar o futuro após meses de fluidez econômica, a aceleração digital desempenhará um papel fundamental na reinicialização das empresas e no desbloqueio do crescimento. A pandemia teve um impacto significativo em como vivemos e trabalhamos, e houve mudanças significativas na maneira como as organizações funcionam. Embora muitos aspectos dos negócios possam nunca ser os mesmos, a única constante para ajudar pessoas e organizações a se adaptar, reinventar e transformar é o poder da transformação digital.

As empresas hoje estão focadas em manter os funcionários seguros enquanto identificam e atendem aos requisitos essenciais de seus clientes. Nossas conversas com os clientes e parceiros também focam na melhor forma de se recuperar e impulsionar a recuperação conforme emergimos desta crise.

O mundo está se transformando digitalmente em um ritmo extraordinário. Como o CEO da Microsoft, Satya Nadella, observou recentemente durante nosso anúncio de lucros: “Vimos dois anos de transformação digital em dois meses”.

A Inteligência Artificial (IA) está cada vez mais no centro da transformação digital. A IA nos ajuda a descobrir, aprender, idealizar e tomar decisões. Torna as operações de negócios mais eficientes, aprimora o desenvolvimento de produtos e serviços, permite novas experiências para o cliente e muito mais. Em alguns setores, como o da saúde, está ajudando a melhorar e até mesmo a salvar vidas.

Com um grande número de empresas na Índia tendo iniciado com sucesso a implantação de IA nos últimos dois anos, tem havido um interesse acelerado por parte delas em examinar como a IA pode agregar valor aos negócios durante esta conjuntura crucial.

Para ajudar todas as empresas a desbloquear todo o potencial da IA, realizamos uma pesquisa observando o que as empresas estão fazendo de diferente para obter a maior vantagem comercial. O ponto principal: as empresas que veem o maior valor da IA ​​são aquelas que estão tão focadas no desenvolvimento das habilidades de seu pessoal quanto em novas implantações de IA.

Compreendendo a prontidão da IA das empresas

Com base em sua prontidão de IA e nível de implementação em toda a organização, dividimos as empresas em três categorias – iniciantes, intermediários e líderes. Iniciantes em IA são as empresas nas quais a IA não foi explorada ou usada de forma alguma. Intermediários em AI são empresas que estão explorando ou experimentando IA, em uma capacidade limitada. Por último, as organizações líderes em IA são empresas que têm a IA no centro de sua estratégia geral.

IA, habilidades e valor comercial

Pode-se dizer que quanto mais IA uma empresa potencializa, mais valor ela vê disso. A maioria dos líderes empresariais concorda com isso. Entre os líderes seniores de empresas líderes de IA na Índia, 94% dizem que estão vendo valor de negócios por causa da IA, em comparação com 59% dos líderes em empresas que estão em estágios iniciais de uso de IA.

No entanto, a pesquisa também revela que o valor do negócio não vem simplesmente de incorporar cada vez mais a IA. Em vez disso, as empresas precisam se concentrar no desenvolvimento das habilidades de seu pessoal. Todos os executivos seniores de organizações líderes em IA da Índia indicam que estão desenvolvendo ativamente as habilidades de sua força de trabalho ou têm planos de fazê-lo. 93% da força de trabalho confirma que participaram de iniciativas de requalificação. Quase o mesmo número de funcionários (95%) indicou que estão confiantes de que seu empregador está se preparando para um mundo em que a IA está em toda parte.

Também é importante observar que as empresas líderes de IA não estão apenas focadas na requalificação de tecnologia pesada, como análise de dados e programação, mas também nas habilidades dos funcionários em áreas como comunicações, liderança e negociações.

Acredito que haja dois motivos principais pelos quais os líderes seniores dessas empresas procuram cultivar um amplo conjunto de habilidades entre seus funcionários. Em primeiro lugar, a IA pode libertar as pessoas de tarefas repetitivas para se concentrar em atividades de maior valor – seja passar tempo com os clientes, debater um novo produto ou serviço ou focar no desenvolvimento profissional.

Em segundo lugar, a IA é ótima para processar grandes conjuntos de dados e fornecer insights com base nesses dados, o que pode levar ao crescimento dos negócios. Mas isso requer criatividade humana, trabalho em equipe e foco no cliente para transformar esses insights em ações que tragam valor para a organização.

Aumentando as capacidades humanas com IA

Embora a IA seja uma tecnologia em rápido desenvolvimento, esse ponto de dados realmente chamou minha atenção: 98% dos líderes seniores e 87% dos funcionários dizem que são IA aumentada. Isso significa que a IA é um agente ativo para ajudá-los a serem mais eficazes em seus trabalhos.

Quase 93% disseram que estão desfrutando de maior eficiência operacional, com a IA captando tarefas simples e repetitivas. Mas o que é especialmente interessante de ver é que quanto mais uma empresa usa IA, mais provável é que seu pessoal a use para possibilitar novas oportunidades de negócios. 72% das empresas líderes em IA na Índia estão usando IA para permitir que seu pessoal desenvolva novos produtos e serviços e 53% estão fazendo isso para melhorar a experiência do cliente. Em comparação, 57% das empresas maduras de IA em todos os mercados pesquisados ​​estão desenvolvendo novos produtos e serviços, e menos da metade (45%) delas está usando IA para melhorar a experiência do cliente.

A cultura emergente de aprender tudo na era da IA

A pesquisa sugere que, à medida que uma empresa implanta mais IA e iniciativas de requalificação, surge uma cultura que quer aprender tudo.

Com a IA se tornando mais comum entre as empresas, uma clara maioria dos funcionários (98%) está altamente motivada em adquirir ou aprofundar habilidades relevantes para IA. Além disso, quando questionados sobre como gostariam de dedicar mais tempo à medida que a IA se tornasse comum em sua organização, a resposta número um dos funcionários foi: aprendizado e desenvolvimento. Além disso, eles reinvestiriam o tempo liberado pela IA para aprofundar suas habilidades e em atividades que agregam valor estratégico ao negócio, como planejamento, solução e colaboração.

Os empregadores também tomaram conhecimento da inclinação dos funcionários para as habilidades de IA. De acordo com a pesquisa, para motivar a força de trabalho no desenvolvimento de novos conjuntos de habilidades, os líderes seniores estão dispostos a compensar os funcionários por obterem experiência em IA. 97% dos líderes empresariais disseram que forneceriam recompensas financeiras de alguma forma, promoção rápida ou uma combinação de ambas para os funcionários que obtivessem um nível mais alto de habilidades relevantes em IA.

Essa mudança de cultura é crítica. Para obter o maior valor da IA, é importante que as pessoas estejam abertas não apenas para fazer as coisas melhor, mas também de forma diferente. Mas isso não pode acontecer a menos que eles adotem a mudança e o desenvolvimento profissional contínuo.

IA + habilidades + mudança de cultura = um círculo virtuoso

Estamos vendo um círculo virtuoso surgir entre as empresas mais maduras na adoção da IA. Essas empresas líderes em IA viram que ter as habilidades certas lhes permite desbloquear mais valor da IA, o que as encoraja a estender o uso de IA e, por sua vez, continuar habilidades de alto nível em sua organização. A pesquisa mostra que isso está contribuindo para culturas mais inovadoras da empresa, onde as pessoas estão cada vez mais focadas em trazer valor aos clientes e desenvolvimento profissional contínuo.

Isso certamente soa verdadeiro para mim. Tendo passado por nossa própria transformação digital na Microsoft, passamos por uma mudança significativa de cultura onde as pessoas estão focadas no sucesso do cliente e adotaram uma real mentalidade de aprender tudo.

*Metodologia

A KRC Research conduziu uma amostra aleatória online de aproximadamente 12,000 pessoas que trabalham em empresas (mais de 250 funcionários), entre 12 e 30 de março. Em cada mercado, a amostra era composta por pelo menos 500 trabalhadores e 100 líderes (nível de diretoria e acima). Os mercados representados incluem: Alemanha, Reino Unido, Rússia, Polônia, República Tcheca e Eslováquia (combinados), Hungria, Austrália, Brasil, Israel, Turquia, África do Sul, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos da América, Índia, Canadá, Itália, Holanda, Espanha e Suécia.

Fontes:

Imagens – Shutterstock

Disponível em: https://news.microsoft.com/pt-br/empresas-lideres-revelam-a-capacidade-de-combinar-engenhosidade-humana-com-inteligencia-artificial/