Otimizando processos financeiros com Microsoft Dynamics 365 Finance: aplicação de numerário na conciliação bancária moderna
Por Anilton Fantini Junior.
Explore as Inovações da Reconciliação Bancária com Microsoft Dynamics 365 Finance, apresentadas por Anilton Fantini, nosso Arquiteto de Soluções, na versão 10.0.39.
A versão 10.0.39 destaca-se ao permitir que os usuários apliquem recebimentos e pagamentos diretamente na conciliação bancária, proporcionando uma otimização excepcional dos processos financeiros.
Pré-requisitos
Antes de explorar as funcionalidades avançadas, verifique estes pré-requisitos cruciais para uma implementação bem-sucedida:
- Ative o recurso Reconciliação bancária moderna no espaço de trabalho Gerenciamento de recursos.
- Conclua a configuração do nome do diário de pagamento do cliente padrão e do nome do diário de pagamento do fornecedor padrão para a conta bancária.
- Importe um extrato bancário para iniciar o processo.
Efetue lançamentos de recebimentos e ou pagamentos direto na planilha de conciliação
Aproveite a nova funcionalidade para efetuar lançamentos diretamente na planilha de conciliação, simplificando a criação e liquidação de transações financeiras.
Para concluir manualmente o pedido de caixa na planilha de reconciliação, siga estas etapas.
1. Acesse Gestão de caixa e banco.
- Navegue para Reconciliação de extrato bancário.
- Selecione Conciliação bancária.
2. Abra ou crie uma planilha de conciliação bancária.
3. Na guia Transações não comparadas, selecione as transações do extrato bancário a serem lançadas na contabilidade.
4. Selecione Gerar diário de pagamento.
5. Na caixa de diálogo exibida, defina os seguintes campos:
- Tipo de pagamento – Especifique se o pagamento é um pagamento de “Cliente” ou um pagamento de “Fornecedor”.
- Conta de cliente ou conta de fornecedor
- Forma de pagamento
- Data contábil
- Tipo de transação bancária
- Dimensões financeiras (se aplicável)
- Etiquetas financeiras (se aplicável)
6. Selecione Gerar pagamento para lançar a transação do extrato bancário como um diário de pagamento do cliente ou diário de pagamento do fornecedor, mas sem liquidar nenhuma fatura em aberto.
7. Selecione Liquidar transações para “Liquidar” ainda mais esta transação de extrato bancário com faturas em aberto na conta de cliente ou conta de fornecedor selecionada.
Concluir a aplicação de dinheiro usando regras de correspondência
Para automatizar a reconciliação entre as linhas do extrato bancário e as transações no ERP, siga estas etapas:
1. Vá para Configuração do > de gerenciamento de caixa e banco > Configuração avançada de reconciliação bancária > Regras de correspondência de reconciliação.
2. Selecione Novo para criar uma regra correspondente.
3. Defina os campos Código da regra de correspondência e Nome.
4. No campo Ação, selecione um dos seguintes tipos de ação:
- Gerar pagamento do cliente – Lançar a transação do extrato bancário apenas como um diário de pagamento do cliente, sem liquidar nenhuma fatura de cliente em aberto.
- Gerar pagamento de fornecedor – Lançar a transação de extrato bancário apenas como um diário de pagamento de fornecedor, sem liquidar nenhuma fatura de fornecedor em aberto.
- Liquidar fatura de cliente – Lançar a transação do extrato bancário como um diário de pagamento do cliente e liquidá-la com faturas de cliente abertas correspondentes.
5. Na Guia Rápida Localizar linhas de extrato para gerar pagamento de cliente ou fornecedor, defina os critérios.
6. Na Guia Rápida Parâmetros de pagamento do cliente ou Parâmetros de pagamento do fornecedor, defina os seguintes campos:
- Conta de cliente ou conta de fornecedor
- Data contábil
- Forma de pagamento
- Tipo de transação bancária
7. Se você selecionou Liquidar fatura de cliente como o tipo de ação, na Guia Rápida Corresponder faturas abertas, defina os critérios.
8. Selecione Salvar e, em seguida, Ativar.
9. Opcional: você pode incluir a regra correspondente em conjuntos de regras correspondentes.
10. Vá para Gestão de caixa e banco > Reconciliação de extrato bancário > Conciliação bancária.
11. Abra ou crie uma planilha de conciliação bancária.
12. Selecione Executar regras correspondentes.
13. Selecione a regra de correspondência que você definiu ou um conjunto de regras correspondente que contenha essa regra correspondente.
14. Selecione OK para executar a correspondência automática.
Com essas orientações aprimoradas, a aplicação avançada de numerário na reconciliação bancária com o Microsoft Dynamics 365 Finance se torna mais acessível e eficiente para nossos usuários.
Experimente as vantagens da aplicação avançada de numerário no Microsoft Dynamics 365 Finance. Otimize seus processos financeiros para um futuro mais eficiente!
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Biografia: Anilton Fantini Junior é Bacharel em Administração e Técnico Contábil. Desde 2013 atua como Consultor Funcional do Microsoft Dynamics 365 Finance and Operations na Pentare. Sua expertise abrange a implementação, configuração, arquitetura e otimização do Dynamics 365 F&O, promovendo eficiência nos processos de negócio.
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