Tendências de ERP para 2021
Nuvem, IA e mobilidade tomam conta à medida que empresas buscam integração aprimorada e maior ênfase na experiência do cliente.
Entre a pandemia global de Covid-19 e a subsequente turbulência econômica, 2020 foi um ano em que muitas empresas tiveram a sorte de sobreviver. Ao olharmos para 2021, o lançamento da vacina promete um eventual retorno à normalidade. Mas as organizações não estão simplesmente procurando voltar para onde as coisas estavam; elas estão determinadas a reinventar seus modelos de negócios, renovar seus processos e transformar suas organizações de cima para baixo.
A interrupção das cadeias de abastecimento tradicionais, a migração repentina e, em muitos casos, permanente de funcionários para escritórios domésticos, a mudança dramática das vendas em lojas para as vendas on-line e a exigência de que as empresas entreguem mercadorias na porta do cliente de maneira segura e sem contato, tem elevado o sistema integrado de gestão empresarial (ERP) do back office para as linhas de frente desse esforço de transformação digital.
As empresas menores que podem não ter um ERP implantado estão percebendo que serão deixadas para trás se não embarcarem nos sistemas ERP modernos, diz Lisa Anderson, Presidente do LMA Consulting Group. E as grandes empresas que se contentam em administrar seus negócios em versões mais antigas e estáveis de software ERP estão correndo para atualizar “para atender às necessidades de negócios e requisitos do cliente em constante mudança”, acrescenta ela.
Migrações de nuvem em alta
Sim, mover um conjunto ERP enorme e monolítico para a nuvem é tão popular quanto fazer um tratamento de canal. Mas isso não pode ser evitado. “Somente no local não funcionará mais”, diz Michael Larner, Analista Principal da ABI Research. “Hoje em dia, há uma aceitação de que as plataformas em nuvem devem e se tornarão a norma”. Do lado do fornecedor, os fornecedores tradicionais de ERP que podem ter inicialmente visto a nuvem com ceticismo abraçaram totalmente os méritos das plataformas baseadas em nuvem e estão pressionando seus clientes a migrar, acrescenta. A nuvem oferece velocidade, agilidade, resiliência e inovação, todos fatores críticos enquanto as empresas lutam para melhorar suas posições competitivas no futuro.
Migrar aplicativos de missão crítica para a nuvem é um pouco como trocar os pneus do seu carro enquanto você dirige na estrada, mas existem práticas recomendadas comumente aceitas e não faltam consultores terceirizados com experiência em migração de nuvem ERP. Subir e transferir aplicativos legados para a nuvem não é o caminho a percorrer; é importante refatorar aplicativos e repensar os processos de negócios para obter todos os benefícios da nuvem.
IA fica real
A inteligência artificial e o machine learning estão passando da fase hipotética para casos de uso do mundo real, como detecção de fraude em serviços financeiros e bancários, detecção de anomalias em contratos de negócios e aquisições para reduzir erros caros e na forma de automação de processos robóticos (RPA ) para automatizar processos de negócios de rotina, diz Liz Herbert, Analista da Forrester.
Larner acrescenta que a pandemia interrompeu as cadeias de suprimentos tradicionais e os sistemas de IA estão sendo implantados para ajudar as empresas a enfrentar os altos e baixos da escassez e atrasos no fornecimento. Os sistemas de IA podem ajudar as empresas a realizar simulações para realizar planos de contingência e emergência; o que acontece se o fornecedor X não puder mais entregar produtos, qual é o nosso plano B? Os sistemas de IA podem representar um número ilimitado de cenários e apresentar saídas e soluções alternativas que podem acabar salvando vidas para os negócios.
A mobilidade se torna indispenável
O desenvolvimento de aplicativos ERP móveis é fundamental no ambiente de negócios atual. As empresas precisam obter dados básicos de ERP e torná-los acessíveis aos funcionários, independentemente de onde estejam trabalhando. Por exemplo, em um cenário de manufatura, as empresas desejam ter o mínimo de pessoas necessário no chão de fábrica devido à pandemia, mas os funcionários ainda precisam lidar com funções como monitoramento de fluxos de trabalho e solução de problemas de processos de ERP. Essa funcionalidade precisa ser feita remotamente, por meio de aplicativos móveis que fornecem dados ERP para os funcionários apropriados em seu dispositivo de escolha.
As lojas de aplicativos ERP estão abertas para negócio
Temos a tendência de associar lojas de aplicativos a smartphones, mas os principais fornecedores de ERP criaram lojas de aplicativos que permitem aos clientes baixar e implantar aplicativos periféricos e add-ons de maneira rápida e fácil para seus módulos ERP principais. Na verdade, Herbert diz que as lojas de aplicativos já estão entregando cerca de 5% dos novos aplicativos ERP, e esse número deve aumentar. Os benefícios de usar uma loja de aplicativos são que os novos aplicativos podem ser baixados de forma rápida, fácil, de forma self-service, com o c conhecimento de que o aplicativo está totalmente integrado ao conjunto maior de ERP.
Chega a integração PaaS
Os limites entre ERP e CRM estão se confundindo, com os fornecedores de ERP oferecendo módulos antes considerados de competência do CRM, como marketing, e os fornecedores de CRM invadindo fortalezas do ERP, como faturamento. A maioria das empresas hoje tem uma mistura de ambos, sem mencionar as plataformas de colaboração como Microsoft Teams ou Slack. E esses aplicativos estão sendo executados em todo lugar – local, nuvem pública e SaaS.
É aí que entram os sistemas de integração, fornecendo uma plataforma abrangente que integra dados e aplicativos em todo o cenário de TI híbrida para quebrar silos e aumentar a produtividade. Os fornecedores que oferecem o que o Gartner chama de plataforma como serviço de integração empresarial (iPaaS) incluem grandes empresas de ERP, como SAP e Oracle, junto com jogadores como MuleSoft, Jitterbit e Dell Boomi. (A Salesforce comprou recentemente a MuleSoft.)
Low-code, no-code para o resgate
Seria ótimo se as empresas tivessem tempo e experiência em TI para personalizar cada aplicativo ERP, mas essa não é a realidade hoje. Anderson, da LMA, aponta que empresas menores não têm as habilidades para personalizar sistemas ERP; eles só querem algo que seja essencialmente plug and play. E as organizações maiores estão focadas na implantação de novos módulos ERP na velocidade dos negócios, o que significa que desejam fazer o mínimo de personalização necessário.
Os fornecedores de ERP entenderam a mensagem e estão padronizando suas ofertas para que esforços significativos de personalização não sejam necessários, acrescenta Herbert, da Forrester. Versões específicas da indústria também estão sendo lançadas, o que também reduz a necessidade de personalização. (Por exemplo, um módulo de faturamento específico para empresas de serviços públicos.)
Mas ainda há algum trabalho de personalização direcionado que precisa ser feito, especialmente onde ele oferece diferenciação específica ou valor de negócios. É aí que entra o low-code, no-code, como uma forma de os líderes de negócios não técnicos otimizarem rapidamente os aplicativos ERP para a máxima eficiência comercial. A tendência de colocar o poder nas mãos dos usuários de negócios e permitir que eles realizem uma “configuração leve” de sistemas ERP está “definitivamente ganhando impulso”, diz Herbert.
As mudanças demográficas da força de trabalho, particularmente em setores como manufatura, também estão gerando interesse em plataformas de baixo código e sem código, acrescenta Larner, porque os trabalhadores mais velhos estão se aposentando e os Millennials que os estão substituindo estão exigindo a capacidade de personalizar suas próprias ferramentas. De acordo com o Gartner, o panorama da plataforma de aplicativos de low-code (LCAP) inclui nomes familiares como Oracle, Salesforce e Microsoft, bem como os recém-chegados Zoho, Pega, Appian e OutSystems.
A experiência do cliente é rei
Do lado do cliente, os sistemas ERP estão adicionando recursos como assistentes de voz automatizados e chatbots para fornecer interações inteligentes com o cliente em tempo real. Esses sistemas externos também estão sendo conectados aos dados do cliente ERP para fornecer uma experiência personalizada. Além disso, os sistemas ERP estão oferecendo experiências omnicanal para os clientes, para que eles possam fazer negócios com a empresa em qualquer dispositivo.
Do lado dos funcionários, as organizações estão fornecendo experiências avançadas para trabalhadores de chão de fábrica, equipes de manutenção e pessoal médico, como ativação por voz, ativação por gestos e realidade virtual, diz Herbert. Esses sistemas permitem atividades sem o uso das mãos e podem fornecer informações valiosas em tempo real para os funcionários por meio de fones de ouvido ou óculos especiais.
Conforme olhamos para 2021 e além, as amplas tendências de TI de nuvem, IA e mobilidade estão varrendo o cenário de ERP. E, à medida que as empresas buscam reduzir a complexidade e aumentar a velocidade da inovação, a integração de ERP e CRM em plataformas iPaaS e a democratização do desenvolvimento de aplicativos por meio de low-code, no-code terão um papel maior.
Matéria originalmente publicada aqui.